Skip to main content

EB Cabo-Mor vive o espírito do Ubuntu Fest com o Rancho Folclórico do Centro de Trabalhadores do Areinho

Este ano, foram os alunos do 4º ano da Escola Básica de Cabo-Mor que integraram a celebração do Ubuntu Fest Gaia – “No Bairro Criamos Rede!”.

A iniciativa insere-se no programa Ubuntu no Bairro Gaia, promovido pelo Instituto Padre António Vieira em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, com o objetivo promover atividades que reforcem os laços entre escolas, famílias e associações locais, estimulando a solidariedade, a escuta ativa e a participação cívica dos mais jovens.

Na EB Cabo-Mor, a “rede foi tecida” com o contributo do Rancho Folclórico do Centro de Trabalhadores do Areinho, que dinamizou uma sessão especialmente pensada para aproximar as crianças das tradições culturais locais. Durante a atividade, os alunos ficaram a conhecer a história, os trajes típicos e as danças tradicionais, participaram na demonstração de danças folclóricas típicas e refletiram sobre a importância do património imaterial para a identidade da região.

Esta ação reforçou o sentimento de pertença à comunidade e valorizou o papel das associações locais na construção de bairros mais coesos, participativos e acolhedores — um dos principais objetivos do programa Meu Bairro, Minha Rua.

Leave a Reply