Skip to main content

Alunos refletem sobre o impacto dos ecrãs e a dependência digital

A Associação Mirabilis esteve na Escola Básica de Santa Marinha – Escola das Artes, em Vila Nova de Gaia com o projeto Crescer Curioso, onde dinamizou duas sessões com os alunos: “Cérebro e Tempos Livres” e “O meu cérebro e os Ecrãs”.

Recorrendo a uma linguagem acessível, mas sempre fundamentada em evidência científica, os alunos tiveram oportunidade de perceber como funciona o cérebro, qual a importância de tempos livres saudáveis e quais os riscos do uso excessivo dos ecrãs — incluindo o vício, a exposição a conteúdos inadequados e os impactos na saúde mental e física.

A iniciativa, promovida no âmbito do programa Meu Bairro Minha Rua, abrangeu a comunidade educativa de três escolas, do 1º aos 3º ciclos de ensino, e incluiu sessões especialmente direcionadas a cada um dos públicos-alvo – alunos, professores e pais/encarregados de educação. O principal objetivo foi alertar para os riscos da dependência digital e para o impacto deste fenómeno no bem-estar físico, mental e social dos jovens, incentivando um uso mais consciente e equilibrado da tecnologia.

Leave a Reply