AUSCULTAÇÃO DA COMUNIDADE

Entre os meses de fevereiro e maio de 2019, foram realizados questionários aos moradores e comerciantes, comunidade escolar e utilizadores do espaço.

De forma a avaliar a perceção sobre o local, convidamos estes agentes do território a participar, nomeadamente no preenchimento de um questionário.

RESULTADOS DOS CONTRIBUTOS

Na sequência desta recolha de dados procedemos à análise dos questionários. Os contributos dos moradores são agora avaliados e, de forma clara, são identificadas as necessidades e anseios da comunidade.

Paralelamente, foi realizado um Focus Group onde os participantes sublinharam as principais dificuldades.

PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO

Em articulação com os serviços municipais (obras, segurança, ambiente, entre outros), elaboramos propostas de melhoria, construindo soluções que respondem às necessidades auscultadas e que promovem a participação e a vivência no espaço público.

DISCUSSÃO PÚBLICA

Todos os agentes do território envolvidos foram convidados a participar na sessão pública, que decorreu dia 1 de junho para apresentação dos resultados e de um conjunto de propostas de intervenção, desenvolvidas em função dos contributos da comunidade.

Neste momento de diálogo, o Presidente da Câmara deslocou-se à Biblioteca Municipal, para apresentar e debater com a comunidade o esboço das soluções desenvolvidas para este território.

OBRAS EM CURSO

Em articulação com os respetivos serviços municipais, damos início à execução dos trabalhos conducentes à implementação das propostas apresentadas.

LOCAIS INTERVENCIONADOS

As intervenções vão materializando as sugestões e as preocupações da comunidade, transformando o quarteirão num espaço concebido com e para as pessoas.
Este é um processo contínuo e em permanente construção.

MONITORIZAÇÃO E NOVOS CONTRIBUTOS

Este é um trabalho contínuo, com o objetivo de estimular a participação da comunidade, em que mantemos um permanente diálogo com os diferentes agentes do território.