AUSCULTAÇÃO DA COMUNIDADE

Entre os meses de julho e agosto de 2020, foram realizados questionários aos moradores, comunidade escolar e utilizadores do espaço.

De forma a avaliar a perceção sobre o local, convidamos estes agentes do território a participar, nomeadamente no preenchimento de um questionário.

RESULTADOS DOS CONTRIBUTOS

Na sequência desta recolha de dados procedemos à análise dos questionários. Os contributos dos moradores são agora avaliados e, de forma clara, são identificadas as necessidades e anseios da comunidade.

PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO

Em articulação com os serviços municipais (obras, segurança, ambiente, entre outros), elaboramos propostas de melhoria, construindo soluções que respondem às necessidades auscultadas  e que promovem a participação e a vivência no espaço público.

DISCUSSÃO PÚBLICA

Todos os agentes do território envolvidos foram convidados a participar na sessão online, que decorreu no dia 12 de dezembro de 2020 para apresentação dos resultados e de um conjunto de propostas de intervenção, desenvolvidas em função dos contributos da comunidade.

OBRAS EM CURSO

Empreitada de requalificação do espaço público,
Rua Calouste Gulbenkian e Rua da Fábrica.

LOCAIS INTERVENCIONADOS

As intervenções vão materializando as sugestões e as preocupações da comunidade, transformando o quarteirão num espaço concebido com e para as pessoas.
Este é um processo contínuo e em permanente construção.

Paralelamente são dinamizadas atividades de promoção e interação social, no sentido de potenciar a convivência em comunidade, convocando todos os agentes do território – escolas, famílias e empresas.

  • Focus group
  • Comercio
  • Ubuntu Fest
  • Cinema comentado
  • Ó vizinha

INTERVENÇÃO RELACIONAL

MONITORIZAÇÃO E NOVOS CONTRIBUTOS

Este é um trabalho contínuo, com o objetivo de estimular a participação da comunidade, em que mantemos um permanente diálogo com os diferentes agentes do território.