Na manhã do dia 20 de fevereiro de 2025, a Escola Básica do Cedro encheu-se de vida e cor! Três turmas do 1.º ano e um grupo de alunos com necessidades educativas especiais trocaram os cadernos pela jardinagem, numa experiência única para muitos. O desafio? Transformar a floreira vertical da escola num vibrante jardim de suculentas.
A iniciativa “Floreiras Vivas”, desenvolvida no âmbito do programa “Meu Bairro, Minha Rua” (MBMR), vai muito além de plantar suculentas, é sobre criar laços, incentivar à participação e fortalecer o sentido de pertença.
A jardinagem em contexto escolar pode ser uma verdadeira sala de aula ao ar livre.
Para além de embelezar a escola, esta atividade pretende sensibilizar os alunos para a importância de cuidar do ambiente e dos espaços que utilizam diariamente, estimular a criatividade, o interesse pelo contato com a natureza, a responsabilidade e uma maior consciência ambiental.
Este ano, as protagonistas foram as suculentas, plantas resistentes e fascinantes, que ensinaram aos pequenos jardineiros importantes lições sobre sustentabilidade e a poupança de recursos naturais.
A atividade dinamizada em colaboração com a Divisão de Ambiente e Combate às Alterações Climáticas, proporcionou uma aula sobre as necessidades das plantas e, principalmente, sobre as características das suculentas. Depois, cada criança colocou mãos à obra: transplantou a sua própria planta, que agora tem um lugar especial na floreira da escola. Mas a missão não termina aqui! Os alunos assumiram o compromisso de cuidar das suas plantas, observando-as e registando o seu crescimento.

Impacto da atividade
O entusiasmo foi contagiante! Entre sorrisos e mãos sujas de terra, os alunos demonstraram um enorme sentido de responsabilidade e orgulho pelo trabalho realizado. Mais do que uma atividade de jardinagem, esta foi uma experiência enriquecedora que fortaleceu a relação entre a escola, o programa MBMR e a comunidade escolar. Um exemplo de como pequenas ações podem fazer grandes diferenças!
Porque cuidar do bairro é cuidar das pessoas – e juntos, fazemos florescer um futuro mais verde!




Estão tão lind@s os nossos meninos!
Obrigada por fazerem atividades fora da sala de aula.
Teresa Guilherme
Agradecemos o seu comentário.
No Meu Bairro, Minha Rua trabalhamos para responder às necessidades e expectativas da comunidade, começando pelos mais novos.
Obrigada por fazer parte.