A manhã do dia 14 de janeiro de 2025 foi dedicada à jardinagem. Os alunos do 1.º ao 4.º ano, da Escola Básica de Corveiros, participaram numa atividade especial: o plantio de suculentas na floreira estrategicamente colocada à entrada da escola.
Jardinagem, no contexto escolar é muito mais do que plantar
A jardinagem, enquanto atividade educativa, é uma ferramenta valiosa que proporciona às crianças uma experiência prática para o desenvolvimento da coordenação motora, do sentido de responsabilidade e da consciência ambiental.
Este ano foi através do plantio de suculentas, conhecidas pela incrível diversidade de formas, cores e texturas, que os alunos aprenderam sobre os cuidados necessários para manter as plantas saudáveis, enquanto abordaram temas como a sustentabilidade, a poupança de água e a preservação dos recursos.
A atividade iniciou com a Divisão de Ambiente e Combate às Alterações Climáticas a fazer uma introdução às suculentas e dando a conhecer as características únicas destas plantas, como a capacidade de armazenar água e a resistência a condições adversas.
Foram transplantadas várias plantas para vasos individuais e colocados na floreira vertical. Foi dada, ainda, a possibilidade de cada aluno plantar uma suculenta para, depois, em sala de aula, registar o crescimento e as mudanças verificadas ao longo do tempo, promovendo a observação e o desenvolvimento da escrita.
Impacto da Atividade
A avaliação final revelou o entusiasmo e o envolvimento das crianças, que demonstraram cuidado e responsabilidade ao cuidar das plantas. Para além de aprenderem sobre a preservação ambiental.







