A iniciativa, integrada no Programa Meu Bairro Minha Rua, contou com o apoio da Divisão de Ambiente e Combate às Alterações Climáticas, que explicaram às crianças a importância das plantas na natureza e ensinaram alguns cuidados essenciais para as manter saudáveis.
Sob o mote “Floreiras vivas. Cuidar do Ambiente, Cuidar do Futuro”, a atividade visou não só embelezar a escola, mas também promover o contacto direto dos alunos com a natureza. Através da prática, as crianças puderam reforçar os
conhecimentos adquiridos na disciplina de Estudo do Meio, compreendendo melhor a necessidade de solo, luz e água para o crescimento das plantas.
Além disso, o projeto estimulou a criatividade e incentivou o espírito de responsabilidade entre os alunos, que agora assumem a missão de cuidar das suas novas floreiras. Para muitos, esta foi a primeira experiência de jardinagem, tornando o momento ainda mais especial.
A iniciativa não se ficou apenas pela Escola Básica de Cabo Mor. Outras escolas âncora do programa, como a EB de Corveiros, em Grijó e a EB Marques dos Santos, em Oliveira do Douro, também receberam a iniciativa, envolvendo e sensibilizando cada vez mais crianças para as questões ambientais.
No passado dia 07 de fevereiro, a manhã dos alunos do 1º ano da EB de Cabo Mor foi dedicada à jardinagem. Quem sabe, se estes pequenos gestos não farão a diferença e se esta floreira não será o ponto de partida para mais projetos verdes?








