Skip to main content

Iniciativa chegou ao Quarteirão António Sérgio

No dia 31 de maio, o Quarteirão António Sérgio, encheu-se de cor com a iniciativa «O Bairro é de Todos, em comunidade fazemos o bairro». Ao longo do dia, o espaço urbano e alguns estabelecimentos aderentes transformaram-se num palco de participação ativa, com exposições, workshops e conversas abertas que aproximaram moradores, associações e parceiros institucionais, numa celebração comunitária dedicada à interculturalidade e à cidadania.

Com um programa diversificado e acessível, a iniciativa apostou no envolvimento direto da comunidade, promovendo valores como o respeito pela diversidade, a criatividade e o sentido de pertença ao território.

A Escola de Dança – Alunos de Apolo Gaia abriu as portas para um dia de aulas abertas. Mais à frente, na loja O Canto das aves, Anabela Gomes esteve disponível para dar umas lições de Aquariofilia. Já o café Soares dos Reis acolheu a «Tertúlia – Conversas no bairro», que contou com a participação de Cláudia Duarte, do Instituto Padre António Vieira (IPAV), e de Beatriz Couto, da associação Youth Dreams. Dois parceiros fundamentais na promoção da inclusão social e da juventude ativa, que, numa troca enriquecedora de visões e experiências, abriram espaço ao debate sobre cidadania ativa e o papel de cada cidadão na construção de uma comunidade mais coesa.

No início da rua Gil Eanes, os nossos pequenos empreendedores aplicaram os conhecimentos de literacia financeira no mercadinho infantil preparado especialmente para eles. Ao lado, o professor Francisco Assunção, da Academia de Xadrez de Gaia, reunia crianças, jovens e adultos em torno de um tabuleiro que ultrapassa todas as fonteiras.

Sob as arcadas dos estabelecimentos comerciais da rua Gil Eanes, durante a manhã, foram os artistas gaienses Raúl Valverde e Júlio Costa quem orientou moradores de todas as idades nas técnicas de desenho a carvão e pintura a aguarela. À tarde, Hélder Pimenta, através do workshop «Bonsai: Arte viva a florescer no bairro», remeteu para a metáfora visual e comunitária sobre cuidado, paciência e crescimento.

Com o apoio da Livraria Velhotes e os contributos do escritor Miguel Miranda, num tom mais intimista, viajou-se pelos lugares mais emblemáticos de Vila Nova de Gaia. E porque o bem-estar é transversal a todas as culturas, houve ainda tempo para uma sessão de beleza no cabeleireiro Fios D’Ouro.

Ao longo de todo o dia, esteve patente uma exposição com o título «Celebramos a diversidade cultural», dando continuidade às celebrações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, comemorado no passado 21 de maio, pelos alunos das mais de 40 nacionalidades que compõem a comunidade estudantil da Escola Secundária António Sérgio.

Os moradores e utilizadores do Quarteirão António Sérgio puderam ainda, através de um mapa em vista de satélite, conhecer e deixar os contributos para melhorar o espaço que os acolhe.

A iniciativa «O Bairro é de Todos» mostrou que, quando se investe na escuta ativa e na participação, os bairros tornam-se mais vivos, humanos e coesos. Com um passo de cada vez, uma conversa de cada vez, uma pincelada de cor de cada vez, construímos verdadeiros exemplos de cidadania.


Leave a Reply